O teste consiste na aplicação da provável substância que causa alergia sobre a pele, juntamente com controles positivo e negativo para validar o teste. Realiza-se uma puntura (pequena perfuração sobre a pele e a substância) e após 15 minutos realiza-se a medição da reação local para definir se existe sensibilidade;
Teste de contato de leitura tardia
Neste exame aplicam-se substâncias possíveis causadoras da alergia em placas com fita adesiva no dorso do paciente, Após 48 horas retiram-se as placas e realiza-se uma primeira leitura das reações sobre a pele. Apos 96 horas da aplicação inicial realiza-se a leitura final da reação na pele para determinar a sensibilidade alérgica a alguma substância.
Imunoterapia
É a chamada, popularmente, vacina de alergia, utilizada para o tratamento de doenças alérgicas crônicas, com manifestação IgE mediada e que tenham o seu agente causador identificado através de exames de alergia (prick test ou dosagem sérica de IgE específica). Consiste na introdução, por via injetável (subcutânea) ou via sublingual, de quantidades crescentes da substância causadora de alergia (alérgeno), como por exemplo: ácaros, pólens ou pelos de animais, com o objetivo de se obter um estado de tolerância a esta substância.